Gravidez de 12 meses


Estresse na gravidez aumenta risco de natimorto

Mulheres que enfrentaram tensões financeiras, pessoais, emocionais ou outros problemas significativos, no ano anterior, ao parto podem ter um risco maior de morte fetal, de acordo com um novo estudo, publicado no American Journal of Epidemiology.

Dados recentes estimam que há um natimorto para cada 167 nascimentos nos Estados Unidos. Embora os médicos e pesquisadores já tenham conseguido identificar um aumento do risco de natimortos nas mulheres - incluindo o tabagismo durante a gravidez, hipertensão arterial grave e problemas placentários - muito ainda é desconhecido quanto às causas do problema, que tecnicamente é definido como a morte de um feto com 20 semanas ou mais.

No novo estudo, os pesquisadores entrevistaram 2.000 mulheres, em 59 hospitais dos Estados Unidos, imediatamente depois que elas deram à luz a um bebê saudável ou a um natimorto. 83% das mulheres que tiveram um natimorto disseram ter experimentado um evento de vida estressante, no ano anterior.

O estudo também descobriu que quanto mais estressante o evento de vida que uma mulher experimentou, maior seu risco de morte fetal. Mulheres que enfrentaram cinco ou mais eventos estressantes na vida apresentavam 2,5 vezes mais propensão a ter um natimorto, em comparação com as mulheres que não relataram eventos estressantes no ano anterior.

Os pesquisadores também foram em busca de definir os elementos estressores, perguntado sobre perda de emprego, falta de moradia, morte ou doença de um amigo ou de um membro da família, separação, divórcio ou discussão recorrente com parceiro. Certos fatores de estresse estão mais estreitamente relacionados ao risco de morte fetal do que outros: mulheres que tinham sofrido violência física de seus parceiros ou tinham ouvido de seus parceiros que eles não queriam o bebê tinham o maior risco de morte fetal, assim como as mulheres que haviam estado na prisão no ano anterior (bem como seus parceiros).



Escrito por Dra. Cris Carneiro às 12h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  Nosso website
  Nossa fanpage
  Nosso Google +
Votação
  Dê uma nota para meu blog