Gravidez de 12 meses


Grávidas devem tomar vacina tríplice bacteriana

As gestantes já estão recebendo uma vacina a mais na rede pública de saúde no Estado de São Paulo. A vacina tríplice bacteriana serve para imunizar as mães contra a difteria e o tétano, e tanto a mãe quanto o bebê, nos primeiros dois meses de vida, contra a coqueluche. 

A vacinação "2 em 1" é para grávidas entre a 27ª e a 36ª semana de gestação. A inclusão da coqueluche no esquema de vacinação de gestantes tem o objetivo de imunizá-las para diminuir a transmissão da doença para o bebê, e oferecer proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema de três doses da vacina recomendado pela rede pública de saúde.

No calendário do SUS, a vacina contra a coqueluche já é oferecida para as crianças de até seis anos de idade. A primeira dose deve ser recebida aos dois, a segunda aos quatro e a terceira aos seis meses de idade.

A nova vacina é produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, que já produzia a vacina contra difteria e tétano. A imunização oferecida pela nova vacina acelular é fundamental para proteger, além das gestantes, os bebês que já nascerão com os anticorpos necessários à prevenção da difteria, do tétano e agora também da coqueluche. 

Com isso, a ideia é diminuir tanto o número de casos quanto o número de mortes de recém-nascidos, causadas por essas doenças.



Escrito por Dra. Cris Carneiro às 13h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  Nosso website
  Nossa fanpage
  Nosso Google +
Votação
  Dê uma nota para meu blog